quarta-feira, 2 de abril de 2014

Adeus à chucha!

Os três anos afinal foram uma data histórica que vão marcar a vida do meu filho.

Por fim enchi-me de coragem e decidi que era a altura do mais pequeno abandonar a chucha. Fez agora três anos e pensei que era o momento certo para o fazer. Por agora o processo está a correr bem, salvo alguma outra noite em que acordou a chorar.

Na verdade não existe uma idade indicada em que as crianças devem ser desmamadas da chupeta ou do dedo. O ideal é que o façam até aos 3 anos, no entanto, muitas crianças continuam a chuchar até aos 4 anos de idade. A chucha representa um objecto de segurança e o acto de chuchar funciona como algo tranquilizante, anti-stress, um acto ritmado que lhes recorda o bater do coração da mãe quando ainda estavam protegidos no seu ventre. Muitas crianças têm dificuldade em adormecer sem este objecto pois sentem-se inseguras e o largar da chucha representa também um estímulo para aumentar a sua autoconfiança.

O largar a chucha deve ser feito de um modo suave e consciente pois a partir do momento em que os pais retiram a chucha não há volta atrás! O ideal é que a criança comece gradualmente a fazer menos uso dela. Comecem por retirar-lhes a chucha durante o dia, depois durante a sesta da tarde, e pouco a pouco vão conversando com o vosso filho, e digam-lhe que ele não necessita dela. Expliquem-lhe que ele já está a crescer e que os meninos mais velhos não usam chucha. 

Para que abandonem definitivamente a chucha, o ideal será encontrar uma data especial, como o dia do aniversário do vosso filho, o dia de Natal, o começo das férias, é importante que coincida com um momento agradável, em que eles se sintam bem e nunca com algo que lhes possa aumentar a insegurança (como a chegada de um irmão, a separação dos pais, a ida para a escola).
Quando acharem que os vossos filhos estão preparados, podem iniciar o processo de desmame da chupeta. Vão ver que afinal não custa muito!

Muitas vezes penso que a chucha também é um objecto para os pais que nos permite utilizar quando as crianças estão descontroladas, birrentas ou cansadas. De facto, acho que quem vai sentir mais falta da chucha vou ser eu! De momento estou muito orgulhosa do meu filho pois está a controlar muito bem a situação, está mais crescido! 

Com que idade retiraram a chucha aos vossos filhos? Fizeram-no de uma forma gradual? Partilhem as vossas experiências! 
*Imagem sem direitos. Creative Commons.

0 comentários :

Artigos mais lidos