quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cada vez mais mulheres congelam óvulos

Vi esta manhã a reportagem na RTP que falava que mais mulheres congelam óvulos para mais tarde utilizar.

Fiquei muito satisfeita de ver a divulgação da técnica de congelação de óvulos, pois de facto vê-se que tem resultados a longo prazo, e a grande maioria das pessoas desconhece a sua existência. A congelação de óvulos tem o grande objetivo de permitir às mulheres adiar o seu projeto de maternidade preservando a sua fertilidade. Muito útil no caso de pacientes oncológicas que podem assim evitar que alguns dos seus óvulos fiquem sujeitos aos fármacos utilizados em quimioterapia, ou no caso de mulheres jovens, que ainda não têm parceiro e têm receio de não ter nenhum projeto parental antes dos 35 anos (idade em que a qualidade ovocitária começa a decair).

Por considerar uma técnica de extrema importância e com muito potencial, foi um dos primeiros artigos que escrevi neste blogue. Leiam e divulguem às vossas amigas e familiares.artigo no blogue - congelação ovúlos
Fonte: creative commons

Por último, não posso deixar de mencionar que apesar de muito interessante  a reportagem apresentada na RTP, eles não deveriam ter dito que existem apenas 38 bebés nascidos desta técnica. Num artigo publicado em 2009 que fazia uma revisão de todos os artigos publicados que mencionavam a congelação de óvulos, fazia referência a 900 bebés nascidos desta técnica Imaginem portanto agora, em 2014, quantos bebés terão nascido mais!

Tenham um bom dia! 


0 comentários :

Artigos mais lidos