terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Endometriose

Ontem fui surpreendida pela visita de uma amiga. Conhecemo-nos desde pequenas mas já não falávamos há algum tempo pois vivemos em cidades distintas. Ela apareceu para uma consulta na clínica. Há muito que se queixava de dores durante a menstruação que de início não ligou pois ia tomando medicação, mas com o passar dos anos as dores ficaram mais intensas e a medicação deixou de fazer efeito. Teve que consultar um médico que após alguns exames lhe diagnosticou endometriose. Nessa altura a minha amiga acabou por começar a tomar a pílula para inibir a menstruação e o problema ficou temporariamente resolvido. Ontem ela apareceu na clínica pois tinha casado e levava já dois anos a tentar engravidar e não conseguia. Fiquei contente por vê-la. Estava animada e decidida a ultrapassar a situação. Uma vez identificada a possível causa de infertilidade, não convém que o casal espere muito tempo até consultar um especialista.

A endometriose é uma doença que afeta aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva e estima-se que 35 a 40% das mulheres com endometriose sofram de infertilidade. Esta doença pode afetar as trompas de Falópio pois podem apresentar aderências e se estiver presente nos ovários pode também conduzir a uma diminuição da reserva ovárica (reduzindo o número de folículos/ovócitos produzidos) e também pode conduzir à diminuição da qualidade dos ovócitos.

É fundamental que as mulheres sejam alertadas para os sintomas desta doença e que consultem um especialista para evitar que esta doença se agrave.

#endometriose

0 comentários :

Artigos mais lidos